quarta-feira, 6 de abril de 2016

Cataratas do Iguaçu

Iguaçu


A Cataratas do Iguaçu S.A. foi constituída no dia 18 de janeiro de 1999, tendo por objetivo social a implantação, operação, administração, manutenção e aproveitamento econômico das áreas concedidas pelo Ibama, de acordo com os contratos 01/98 e 02/98. A área destinada à visitação pública, onde se encontram os espaços concessionados da empresa, incluindo o das Cataratas, abrange cerca de 3% do território do parque.
A concessionária tem sede na cidade de Foz do Iguaçu, e seus objetivos sociais a caracterizam como uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).
A Cataratas S.A. venceu a concorrência pública aberta pelo Ibama, em 1998, para implantar infraestrutura de apoio, que visa oferecer mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes e ao mesmo tempo fomentar a educação ambiental em uma das maiores unidades de conservação de proteção da Mata Atlântica no Brasil — o Parque Nacional do Iguaçu.
A concessão consiste na liberação para o aproveitamento econômico de áreas específicas; são elas: Centro de Visitantes, Porto Canoas, Naipi e Tarobá, além de implantação do sistema de transporte no interior do parque.
Os constantes investimentos na qualidade de atendimento aos turistas, combinados com ações de divulgação, têm ajudado o parque a bater sucessivos recordes anuais de visitação.
Dez anos após o início das operações no Parque Nacional do Iguaçu, a empresa é considerada uma referência. Uma prova disso é a escolha da gestão local como modelo a ser seguido por outras áreas de conservação, no Programa Parques do Brasil, do governo federal, em 2010. Essa eleição é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela concessionária.
Ser considerada referência nacional demonstra que a empresa cumpre sua missão: implantar e operar atrações que, somadas à riqueza natural do parque, constituam um complexo turístico capaz de recuperar e ampliar a atratividade de visitantes, proporcionando visitação de melhor qualidade no aspecto ambiental, no conforto e na segurança.
A concessionária desempenha atividades de conscientização ambiental e de integração com a comunidade do entorno do parque, mantendo os objetivos de:

  • Elaborar projetos de potencialização de visitação, dentro das normas que regem os Parques Nacionais Brasileiros e o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu.
  • Renovar e ampliar a infraestrutura de atendimento ao visitante por meio de investimentos de capital privado.
  • Melhorar o aproveitamento do potencial de visitação do Parque Nacional do Iguaçu.
  • Promover a preservação e a educação ambiental.
  • Realizar treinamento ambiental: palestras sobre noções básicas de Unidades de Conservação.
  • Adequar a postura e o comportamento dentro de uma Unidade de Conservação, de funcionários e terceirizados.
  • Tratar resíduos líquidos nas estações de tratamento de esgoto (ETE).
  • Promover a coleta seletiva de resíduos, para reciclagem.

Mas o êxito no cumprimento de sua missão e objetivos vai além dos números na bilheteria e do reconhecimento federal. O sucesso pode ser percebido diariamente na relação com a comunidade e contato com os turistas — que se mostram impressionados com os espaços e os serviços implementados pela concessionária, do estacionamento até o Restaurante Porto Canoas.















Texto por: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/cataratas-do-iguacu-sa/sobre

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